quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Olho de Hórus em fracções


A páginas tantas, no interessantíssimo sítio do Great Scott, lê-se:

«The Eye of Horus fraction system was based on the Eye of Horus symbol. This system was used to record prescriptions, land and grain.



Fractions are created by combining sections of the Eye of Horus symbol. Each section has a different value. The complete Eye of Horus with all parts in place has a value of 1. In reality the complete Eye of Horus represents 63/64, which is rounded off to 1.

The system is based on halves. Half of 1 equals 1/2, half of 1/2 equals 1/4 and so on until the smallest value of 1/64. By adding together the values of different sections fractions are created.




EXAMPLE
--------------------------------------------------------------------------------
To represent the fraction 5/8 we would need to combine 1/2 (4/8) and 1/8
»

...

Estando este escriba pouco identificado com este sistema fraccionário do antigo Egipto, pede-se a quem de direito que nos diga de sua justiça;-)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Do Nilo ao Douro


O Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia está a organizar uma viagem ao Porto para quem quiser assistir à abertura da sala da coleção egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto, no dia 22 de Setembro, decorrendo na ocasião o lançamento do respetivo catálogo.

As inscrições decorrem no Museu Nacional de Arqueologia (tel. 213620022), partindo o autocarro da porta do Museu às 8,30 horas, com passagem pela estação do Oriente pelas 9 horas (junto ao AKI), e com regresso a Lisboa marcado para as 18 horas.

domingo, 18 de setembro de 2011

Há uns anos era assim...


O famoso Vale dos Reis cheio de visitantes há alguns anos atrás, na altura em que decorriam trabalhos de escavação num túmulo recentemente descoberto, o KV63 (em primeiro plano). Este pequeno túmulo foi achado em 2005 e estudado por Otto Schaden, egiptólogo da Universidade de Memphis, no Tennessee, E. U. A.

Hoje o inóspito Vale dos Reis, onde os participantes na visita de estudo do Instituto Oriental estiveram na Páscoa (e que então era o maior grupo estrangeiro no Egito), está praticamente vazio, e assim ficará provavelmente por mais algum tempo... Até quando?


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vêm aí os Grandes Faraós


O lançamento desta obra da Editora «A Esfera dos Livros» terá lugar no dia 3 de Outubro, segunda-feira, pelas 18,30 horas, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras de Lisboa, na Cidade Universitária.
E saberão os estimados escribas e leitores do nosso blogue quem é o faraó de semblante juvenil e sorridente que está representado na capa do livro?

Foi há um ano

Faz agora um ano que estava a iniciar o IV Congresso Ibérico de Egiptologia, com sessões que decorreram no Museu da Farmácia e na Fundação Portuguesa das Comunicações. A imagem mostra os elementos da Comissão Organizadora e o Secretariado no final do evento, encerrando uma jornada científica que foi um sucesso para recordar.