segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As múmias, por Disney

A outra face do obelisco de Tutmés III


Local: Istambul,
Dimensões: 28,95 m


Como foi postado pela Teresa recentemente, e na sequência da viagem realizada à Turquia, vou mostrar o lado oposto do obelisco mandado erigir por Tutmés III, e que se encontrava no templo de Karnak (cerca de 1490 aC).
Está em magnífico estado de conservação, apesar de ter sido sujeito a um transporte certamente bastante difícil ainda em tempos bastante recuados (nos meus dados, 390 dC).
Não consegui imagem melhor desta face por se encontrar em contraluz, mas mesmo assim acho que está aceitável.

Está colocado em cima de um pedestal com baixos-relevos que mostra o imperador romano Teodósio a presidir à entrega de prémios no decurso de uma corrida de cavalos realizada no hipódromo que antigamente se encontrava nesse mesmo local.




.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Que cena é esta?


Na última sessão do IV Curso de Egiptologia, promovido pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o tema foram as rainhas do antigo Egito, procurando evocar a presença feminina no poder.

Na imagem que aqui se mostra, e que é a reprodução de um documento datado da XXV dinastia, podemos ver um faraó acompanhado pela rainha, prestando homenagem a um deus entronizado e a uma deusa. Afinal, que cena é esta?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Musée Champollion Les Écritures du Monde


É mais do que um museu dedicado ao decifrador da Pedra de Roseta; é um museu dedicado à escrita. Fica na bonita Figeac e está em lista de espera para eventual excursão, mal a troika nos deixe.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Raly dos Faraós


O tempo tem passado veloz e eu... não tenho dado pela "velocidade" do tempo, mas dos faraós e do Egi(p)to não me esqueço.

Quem diria que por aqueles desertos de areia também havia corridas (mas não contra o tempo...)



http://www.youtube.com/watch?v=ymVwBCEj7lM

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Um dos grandes faraós


Nem todas as imagens escolhidas para figurarem no livro sobre os grandes faraós do antigo Egito, lançado no dia 3 de Outubro na Faculdade de Letras de Lisboa, puderam ser publicadas devido à manifesta falta de espaço no volume.
Ainda assim, esta imagem de um grande faraó ajoelhado perante uma divindade importante, que não chegou a entrar na obra editada pela Esfera dos Livros, pode ser reconhecido. Quem será? Que divindades lá se encontram? O que estão a fazer?... Eis aqui um aliciante desafio para os escribas e para os habituais leitores deste blogue faraónico.