quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mais uma novidade egiptológica...



Uma equipe de arqueólogos checos descobriu na necrópole de Abusir, a tumba de um médico real da V dinastia, informaram as autoridades egípcias nesta terça-feira. A tumba pertence ao chefe dos médicos reais Chabskaf Ankh, que certamente gozou de uma posição privilegiada, informou o Ministério de Estado de Antiguidades do Egito em comunicado.

Trata-se da terceira tumba de um médico encontrada na necrópole, destacou o Ministro de Antiguidades Mohammed Ibrahim, que ressaltou que o mesmo deve ter tido fortes laços com o faraó. No local, os arqueólogos acharam uma porta com inscrições onde se menciona a profissão do médico e os sobrenomes que recebeu como “sacerdote do deus Ré”, o que, segundo a nota, revela a posição social e profissional de seu dono.


Fontes:

http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/84509/Heritage/Ancient-Egypt/Tomb-of-Head-of-Pharaohs-Physicians-of-fifth-dynas.aspx

http://noticias.terra.com.br/ciencia/arqueologos-tchecos-descobrem-tumba-de-mais-de-4-mil-anos-no-egito,061625eb1cbd1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

2 comentários:

  1. Conheciam-se poucos médicos egípcios da época do Império Antigo, uma fase notável da história do Egito faraónico, mas este nome pode ser acrescentado à lista, a ele se juntando mais alguns do Império Novo e da Época Baixa.

    Aparentemente este médico chama-se Chabskaf-ankh, e era sacerdote do deus Ré (e não Ra), o que é perfeitamente natural, porque conhecemos outros médicos que integravam corpos sacerdotais.

    Por outro lado, esta notícia divulgada pelo nosso escriba Fernando Azul comprova bem aquilo que se sabe: é que todos os anos as escavações arqueológicas no Egito trazem sempre novas descobertas, e assim há-de continuar a ser.

    ResponderEliminar
  2. Os erros a nível dos nomes já estão devidamente emendados. E tem razão, professor, as areias do Egito ainda não desvendaram todos os seus segredos! Ainda bem, é um incentivo para mais pesquisas que podem revelar pistas ou respostas a mistérios ainda insolúveis.

    ResponderEliminar