quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Adivinhem quem é a divindade representada!


    Esta bonita estela funerária, de madeira pintada, data da XXII dinastia, c. de 1069-930 a.C.  e está atualmente no Museu do Louvre, em Paris. Exibe a Dama Taperet - a elegante e bem vestida mulher à direita - que presta culto a uma divindade que está à esquerda. Em frente à respetiva dama, encontram-se oferendas e ela própria coloca-se em posição respeitosa de oração, sendo abençoada pelo deus através de raios de luz que milagrosamente se transformam em flores.

   Para quem quiser adivinhar que divindade é esta, dou apenas uma pista: é uma divindade que resulta do sincretismo dos atributos de duas outras.

    Boa sorte, caros colegas leitores e escribas!!!

5 comentários:

  1. Creio tratar-se de Ré-Horakthi, divindade resultante do sincretismo entre Ré (grande disco solar) e Hórus (cabeça de falcão). Ainda pensei num sincretismo Ré-Osíris em virtude do báculo (hekat) e do látego (nekhakha), atributos do deus passional, mas não há referência a tal no artigo "Ré" do Dicionário do Antigo Egipto.

    ResponderEliminar
  2. Vou dar uma pequena pista: o nome da divindade sincrética com cabeça de falcão tem o seu nome hieroglífico escrito por debaixo do disco solar.

    Já agora poderei acrescentar que o texto hieroglífico cursivo, escrito em quatro linhas sobre fundo amarelo, se divide em duas partes: as duas colunas da esquerda dizem respeito à divindade que oferece e as duas colunas da direita pertencem à dama representada na estela.

    Colunas da esquerda: «Ele (o deus) dá invocações-oferendas em pão e cerveja, e todas as coisas boas e puras.»

    Colunas da direita: «Feita (a estela) pela Osíris dona de casa Taperet.»

    Atrás da dama está uma coluna de hieróglifos que solicita: «Mil pães, mil (jarros de) cerveja, mil nacos de carne de bovino (isto é, bifes), mil patos (ou gansos)» - para que nada falte na despensa da eternidade!

    ResponderEliminar
  3. Ao Mário, felicito pela inteligente resposta! Sim senhor, é Ré-Horakthi, a divindade associada entre Hórus, de cabeça de falcão e Ré, com o disco solar, um dos diversos exemplos de sincretismo religioso tão patente no complexo, vasto e contraditório panteão de deuses do Antigo Egito. Tem direito a uma propriedade agrícola perto do Nilo! Como estamos em tempo de crise e a voltar às raízes rurais, sempre é melhor ter um campo agrícola para sustento! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada mau! Preferia no Guadiana, mas junto ao Nilo já não é nada mau :)

      Eliminar