sábado, 28 de novembro de 2015

Novidade do mundo da arqueologia egípcia!



Uma equipa de arqueólogos espanhóis encontrou um sarcófago de 3000 anos com a múmia do sacerdote Anj ef Jonsu no interior. O sarcófago, que foi descoberto numa campanha arqueológica na cidade egípcia de Luxor (antiga Tebas), está em óptimo estado de conservação.

“Trata-se de uma descoberta digna dos inícios da arqueologia”, disse à agência EFE Francisco Martín Valentín, o director da missão arqueológica que quer desvendar os mistérios das práticas funerárias no Antigo Egipto. Desde o século XIX, Tebas tem sido palco de inúmeras missões arqueológicas. É, por isso, raro encontrar-se um sarcófago contendo a respectiva múmia.

“São acontecimentos históricos muito relevantes”, declarou ainda o director, que chefiou a campanha arqueológica pedida pelo Instituto de Estudios del Antiguo Egipto, instituição que se dedica à investigação arqueológica e histórica da região.

A equipa de arqueólogos espanhóis vai agora estudar e restaurar o sarcófago, que deverá vir a ser exposto num museu. O sarcófago, que foi descoberto no passado dia 18, foi aberto na quinta-feira. O momento contou com a presença do ministro egípcio de Antiguidades, Mamduh al Damati, que salientou as “boas condições e o estado de conservação” do sarcófago. O presidente da Direcção Suprema de Antiguidades, Sultan Eid, também esteve presente e disse, em comunicado, que o sarcófago de madeira está decorado com hieróglifos e representa o sacerdote com uma barba entrançada, os braços cruzados sobre o peito e uma flor de papiro em cada mão.

O sacerdote Anj ef Jonsu era o escriba das oferendas do deus Ámon-Rá, a divindade egípcia do sol, no templo de Karnak. O sarcófago apresenta uma policromia intensa, com a representação de cenas do sacerdote a prestar culto a diferentes deuses como Osíris, Anúbis, Nefertum ou a deusa Hathor.


Fonte(s): http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/sarcofago-intacto-descoberto-por-arqueologos-espanhois-1715763

2 comentários:

  1. Começando por pedir desculpa ao nosso empenhado escriba Fernando Azul por esta resposta tardia, devido a estas últimas semanas de trabalho intenso, aqui deixo algumas notas sobre os nomes que apareceram na notícia em forma espanhola - o que se compreende, dada a origem da fonte.

    Passando para a forma portuguesa e tendo em conta a necessária adaptação prosódica, trata-se do sacerdote Ankhefenkhonsu (com a tradução de «Ele vive por Khonsu», com o notável cargo de «escriba das oferendas de Amon-Ré, certamente no templo de Karnak, situado em Lucsor.

    Serve também a notícia para confirmar que os nossos amigos egiptólogos espanhóis continuam muito ativos nas suas tarefas e, além disso, fazendo interessantes descobertas no inesgotável solo do Egito.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar