tag:blogger.com,1999:blog-1078489780488885482.post8122210057211788619..comments2024-03-09T19:40:30.781+00:00Comments on Faraó e Companhia: O rei e os deuses!Faraó e companhiahttp://www.blogger.com/profile/15636176346756778380noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-1078489780488885482.post-21233048909410509292012-10-17T23:31:02.975+01:002012-10-17T23:31:02.975+01:00Ou então em certos sites online, também se apresen...Ou então em certos sites online, também se apresentam magnificas fotos. As que vemos nos livros de Egiptologia por vezes são tiradas de acordo com técnicas que não danifiquem ou prejudiquem as pinturas e os relevos. Uma vez vi como faziam através do uso de pratos ou superfícies polidas, usando a reflexão da luz do sol para iluminar os espaços e as câmaras subterrâneas. Claro que isso é bem mais difícil quando os túmulos estão profundamente situados debaixo da terra, aí tem de se recorrer ao tradicional método da lanterna... Fernando Azulhttps://www.blogger.com/profile/16930568356394193620noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1078489780488885482.post-46772153921785306242012-10-17T22:09:27.859+01:002012-10-17T22:09:27.859+01:00Estes hipogeus com os seus belos murais são de fac...Estes hipogeus com os seus belos murais são de facto uma maravilha. Infelizmente dificultam ao turista a facilidade de se poder fotografar lá dentro (mesmo sem flash), resultando que qualquer foto tem de ser tirada à socapa do guarda. Obviamente que a qualidade da mesma raramente passa o medíocre, já que as condições de luz são escassas. <br />Quem quiser ter boas fotografias teremos de comprar os livros onde, aí sim, se encontram imagens magníficas do interior destes túmulos.Jorge Prontohttps://www.blogger.com/profile/07679084375766658215noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1078489780488885482.post-70638706395254809682012-10-17T07:28:44.627+01:002012-10-17T07:28:44.627+01:00As divindades presentes junto do rei Tutmés IV est...As divindades presentes junto do rei Tutmés IV estão aqui bem identificadas, e apenas registaria um pormenor que realmente não é habitual - é que os faraós costumam ser identificados nas representações tumulares com Osíris, o que aqui não sucede.<br /><br />De facto, as várias legendas hieroglíficas em frente do monarca apresentam-no como «deus befecicente» (<i>netjer nefer</i>, Menkheperuré (Tutmés IV), amado de Osíris (<i>meri Usir</i>, com anteposição honorífica) - ou seja, não é Osíris mas sim amado de Osíris.<br /><br />Esta invulgar discrepância em relação ao título-nome tradicional de Osíris poderia explicar-se pelo facto de a pintura mural no túmulo ter sido feita quando o rei ainda estava vivo, usando o o seu clássico título de <i>netjer nefer</i>...<br /><br />Mas acontece que em muitos outros túmulos os reis são chamados de Osíris e no entanto a preparação do túmulo ocorrera ainda em vida do monarca - como de resto era obrigatório quando se desejava ter a casa de eternidade pronta a tempo.<br /><br />O título de <i>netjer nefer</i> (deus beneficente ou deus bom) era atribuído ao rei quando ele estava vivo, contrastando com outro que era <i>netjer aá</i> (deus grande) inscrito nas legendas quando ele tinha falecido - chamem um iconógrafo da época para que ele explique isto!<br /><br />Luis Araújohttps://www.blogger.com/profile/15751236364367270150noreply@blogger.com