Esta bela cabeça de basalto polido, com as madeixas do cabelo a surgirem por debaixo da tradicional cobertura de pano da cabeça, poderá ser o imperador Augusto, conquistador do Egito em 30 a. C. depois da derrota de Cleópatra e Marco António.
O rosto exibe traços claramente greco-romanos, mas o novo governante do Egito exibe na fronte a faraónica serpente sagrada (uraeus, do egípcio iaret) na cobertura da cabeça (nemés, do egípcio nemsit).
Eis uma belíssima sugestão cultural...mas em Itália também anda tudo com austeridade e crise financeira a bater à porta! :)
ResponderEliminarEsta bela cabeça de basalto polido, com as madeixas do cabelo a surgirem por debaixo da tradicional cobertura de pano da cabeça, poderá ser o imperador Augusto, conquistador do Egito em 30 a. C. depois da derrota de Cleópatra e Marco António.
ResponderEliminarO rosto exibe traços claramente greco-romanos, mas o novo governante do Egito exibe na fronte a faraónica serpente sagrada (uraeus, do egípcio iaret) na cobertura da cabeça (nemés, do egípcio nemsit).