sexta-feira, 20 de julho de 2018

Nem corpo de Alexandre nem maldição: desvendado o mistério de sarcófago negro


«O enorme sarcófago de granito preto, com 30 toneladas e selado há mais de dois mil anos foi descoberto em Alexandria no início do mês. [...]».
In Diário de Notícias, 20.07.2018.

3 comentários:

  1. Muito vivamente se regista e se saúda o regresso do nosso amigo escriba cinéfilo Paulo Ferrero ao nosso blogue, com uma notícia sobre o tal sarcófago de granito encontrado em Alexandria, mas que afinal não era o de Alexandre, e, pelos vistos, nem de Cleópatra...

    Mas é assim, quando aparece um sarcófago em Alexandria tem de ser de Alexandre, quando se encontra um túmulo tem de haver lá tesouros, quando se descobre um depósito escondido de múmias tem de haver uma maldição qualquer...

    Mas é isto que mantém o sortilégio que rodeia tudo o que diz respeito ao antigo Egito, cuja civilização, por estas e por outras, continua a merecer o vivo interesse, e por vezes a emotiva paixão, de muita gente - a começar pelos miúdos, entusiásticos egiptómanos e admiradores do país do Nilo.

    ResponderEliminar
  2. :-) Obrigado, caro Professor, gostava de postar mais coisas mas não tenho tido oportunidade ... Abraço

    ResponderEliminar
  3. Maldições já basta as da Caixa de Pandora! Quanto ao corpo de Alexandre Magno...humm, não me parece que alguma vez o recuperem. Aquando da Revolução Francesa, espalharam os corpos de diversos reis franceses em valas comuns ou destruíram-nos, portanto duvido que os restos mortais de Alexandre venham a ser descobertos. Mas existem sempre "pequenos milagres" até na ciência!

    ResponderEliminar