Local:
Nova Iorque,
Central ParkComo é que apareceu um obelisco em Nova Iorque?
Para responder a esta pergunta, temos de recuar bastante no tempo.
O faraó Tutmés III (1458 a 1425 a.C. *) mandou erigir dois obeliscos em granito de Assuão, no templo de Ré, na cidade de Heliopolis - no Baixo Egipto (capital do XIII nomo). Estes obeliscos tinham de dimensão: cerca de 21 metros de altura e perto de 200 toneladas de peso.
Cerca de duzentos anos mais tarde foram acrescentados, por Ramsés II, textos hieroglíficos, para comemorar as suas vitórias.
Mais tarde foram transladados do local original para Alexandria, por César Augusto por volta de 12 a.C.
O primeiro foi transladado para Londres, após oferta de Mehemet Ali, (1819) em comemoração das batalhas de Lord Nelson (na batalha do Nilo) e de Sir Ralph Abercromby (na batalha de Alexandria em 1801). Só em 1877, com um patrocínio milionário de Sir Erasmus Wilson para o transporte, procedeu-se à mudança para Londres, tendo ficado na margem do Tamisa em Embankment.
O segundo obelisco foi oferecido aos Estados Unidos da América por Ismail Pasha, depois da abertura do canal do Suez. Com o apoio financeiro de William H. Vanderbilt, foi também transladado e erguido em Central Park em 1881 (actualmente nas traseiras do Metropolitan Museum of Art).
Estes dois obeliscos foram popular e erroneamente conhecidos por “Agulhas de Cleópatra” mas, como é evidente, eram quase 1400 anos mais antigos.
Provavelmente, a localização original no Templo de Ré em Heliopolis, seria da seguinte forma: o de Londres estaria no lado ocidental do templo, pois refere o deus Atum; enquanto o de Nova Iorque se refere a Ré-Horakhti (que evoca o nascer do Sol) estaria no lado oriental.
Aqui fica um link sobre os obeliscos espalhados pelo Mundo… mas a maioria estão fora do Egipto!!!
* Se contarmos com o reinado conjunto de Tutmés III com a rainha faraó Hatchepsut, sua madrasta, seria de 1479 a 1425 a.C.