Meus caros amigos, imaginem onde fui encontrar esta representação do nosso conhecido faraó Akhenaton...
Foi num excelente museu em Edimburgo- National Museum of Scotland- (http://www.nms.ac.uk/) numa enorme ala repleta de objetos de grande qualidade, e com excelente apresentação.
Acreditem que fiquei maravilhado com o que vi e, se alguma vez forem para estas paragens, não o percam.
Este museu é multitemático: abarcando o contexto histórico, tecnológico, biológico (incluindo fósseis de animais pré-históricos como o famoso T Rex e o Triceratops) e mineral.
Parabéns, caro colega Jorge, por este interessante museu e pelo site deveras ilustrativo de tanta área da Humanidade e da Natureza. Apreciei muito o facto de em breve o Museu apresentar uma exposição sobre Catarina, a Grande, da Rússia. É verdade que nada tem a ver com o Egito, mas gosto. É pena que não possa ainda visitar.
ResponderEliminarQuanto à imagem aqui colocada, é um soberbo exemplo da Arte Armaniana: o pescoço alongado do rei, o rosto um tanto feminino, as orelhas e o queixo destacados. Pergunto-me se este intrigante monarca seria realmente assim...
Tenho estado há algum tempo a olhar para este bem conhecido rosto típico de Akhenaton, e há nele qualquer coisa de diferente em relação às outras representações deste faraó - mas não consigo descortinar...
ResponderEliminarEm todo o caso gostaria imenso de saber como é que uma peça deste género, exclusivamente de Amarna-Akhetaton, conseguiu chegar a Edimburgo, escapando assim ao quase monopólio dos acervos de Berlim e do Cairo.