Somos um grupo de amigos entusiastas do Antigo Egipto
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Um dia será Cleópatra
A ser encontrada por Franck Goddio, cuja foto aqui publicada, documentando o tête à tête daquele com uma esfinge representando Ptolomeu XII, é absolutamente incrível.
Obrigado amigo Paulo por teres posto esta foto tão original. Entre as duas personagens distam mais de 2000 anos de história... é um contraste deveras interessante. Por acaso vi na televisão o documentário com estas descobertas subaquáticas nas redondezas de Alexandria.
Se se pudesse drenar a zona do porto de Alexandria, quantos tesouros não poderiam ser recuperados! A foto é óptima, o presente contempla uma imagem do passado. E logo a de Ptolomeu XII. Falta pouco para obtermos uma de Cleópatra.
Se já deve ser emocionante olhar de frente para a imagem de Ptolemeu XII certamente será deveras excitante para o arqueólogo subaquático que a descobrir estar frente a frente com Cleópatra - embora as sensações não sejam tão vibrantes como as que terão sentido César e Marco António.
Mas é altamente duvidoso que tal suceda, pois até hoje não se conhece qualquer estátua da famosa rainha greco-egípcia - e à falta de melhor ficamos com a imagem do pai, que era precisamente Ptolemeu XII, conhecido por Auleta, isto é, «tocador de flauta».
Oi...A presença dos gregos e também dos romanos no Egito já nos últimos séculos da civilização egípcia se fez sentir na arte e cultura a exemplo de um ''Almagesto'' e um Hiparco.É fato que houve uma miscigenação entre eles e com a cultura local pois dezenas de múmias do período ptolomaico foram encontradas sepultadas conforme o antigo ritual egípcio ao qual passou faraós como Ramsés II ou mesmo um Tutmés III.Pode ser que caso, não tenham sido destruídos por terremotos,intempéries entre outros,haja de fato outras ruínas históricas desse período nas águas de Alexandria.Eis o Egito Antigo...Hehehehe
Obrigado amigo Paulo por teres posto esta foto tão original.
ResponderEliminarEntre as duas personagens distam mais de 2000 anos de história... é um contraste deveras interessante.
Por acaso vi na televisão o documentário com estas descobertas subaquáticas nas redondezas de Alexandria.
Se se pudesse drenar a zona do porto de Alexandria, quantos tesouros não poderiam ser recuperados! A foto é óptima, o presente contempla uma imagem do passado. E logo a de Ptolomeu XII. Falta pouco para obtermos uma de Cleópatra.
ResponderEliminarSe já deve ser emocionante olhar de frente para a imagem de Ptolemeu XII certamente será deveras excitante para o arqueólogo subaquático que a descobrir estar frente a frente com Cleópatra - embora as sensações não sejam tão vibrantes como as que terão sentido César e Marco António.
ResponderEliminarMas é altamente duvidoso que tal suceda, pois até hoje não se conhece qualquer estátua da famosa rainha greco-egípcia - e à falta de melhor ficamos com a imagem do pai, que era precisamente Ptolemeu XII, conhecido por Auleta, isto é, «tocador de flauta».
Belo esclarecimento, caro Professor. Terá sido Auleta o inspirador do homólogo de Hamlin?
ResponderEliminarOi...A presença dos gregos e também dos romanos no Egito já nos últimos séculos da civilização egípcia se fez sentir na arte e cultura a exemplo de um ''Almagesto'' e um Hiparco.É fato que houve uma miscigenação entre eles e com a cultura local pois dezenas de múmias do período ptolomaico foram encontradas sepultadas conforme o antigo ritual egípcio ao qual passou faraós como Ramsés II ou mesmo um Tutmés III.Pode ser que caso, não tenham sido destruídos por terremotos,intempéries entre outros,haja de fato outras ruínas históricas desse período nas águas de Alexandria.Eis o Egito Antigo...Hehehehe
ResponderEliminar