Para quem gosta de Egiptologia, procura sempre ver/descobrir vestígios relativos ao tema. Foi o que me aconteceu há muito pouco tempo numa ida a Varsóvia. Falaram-me de um tal obelisco no Lazienki Park. Lá fui bem cedo e com muito frio. Percorri o parque de ponta a ponta e... nada. Mas, curiosamente estava assinalado no mapa do dito parque. Mais me convenci da existência do "monumento". Voltei a percorrer de uma ponta à outra e... finalmente: "Está ali...!!!". Foi com uma certa excitação que lá cheguei, mas... foi "isto" que vi:
O "obelisco" não tinha sido construído com pedras trazidas de Assuão... nem o dito tinha vindo das terras distantes dos faraós... NÃO, nada disso: era feito em cartão ( ? ) plastificado, mas mostrado orgulhosamente.
Que desilusão!!!!
Não sei o que é que os polacos tinham em mente, mas pelo menos podiam ter feito uma réplica num material mais nobre... agora em cartão plastificado... é que não. Felizmente este não ficará para a eternidade!!! LOL
ResponderEliminarPelos vistos, queriam imitar os antigos egípcios, mas não ao ponto de terem o mesmo esforço laboral e gastos de material, mão-de-obra e transporte.
ResponderEliminarFicou mais baratinho! ehehehe
E tens razão, Jorge, para a eternidade, este não ficará, de certeza!
Um Obelisco "à la troika"?
ResponderEliminarPois é, trata-se de mais um fenómeno de egiptomania, embora insólito, e desta vez na Polónia, que é um país que até tem alguns pergaminhos no campo da egiptologia.
ResponderEliminarEntre outros trabalhos notáveis, deve-se a várias equipas de egiptólogos polacos o essencial do restauro do magnífico templo funerário de Hatchepsut em Deir el-Bahari.
Quanto ao obelisco que tanto dececionou a nossa escriba Hermínia, nota-se que os hieróglifos lá pintados até apresentam alguma elegância no desenho e reconhecem-se alguns deles...