sexta-feira, 2 de abril de 2021

Papiro mitológico de Seramon



As longas horas de pesquisa para a recolha de elementos para
a redação de um texto (desde um curto artigo a um livro), têm
momentos por vezes dececionantes, mas são amiúde propícios
a situações felizes: e foi o que aconteceu quando se encontrou,
numa aturada indagação sobre a existência de exemplares com
capítulos (ou partes) do «Livro dos Mortos», um acervo muito
expressivo de vários papiros funerários na Biblioteca Nacional 
de França, em Paris, entre os quais o que aqui se mostra (dois
fragmentos do Papiro de Seramon, um sacerdote de Amon).

Na verdade, no papiro mitológico feito para Seramon existem
escassas referências aos tradicionais capítulos que constam no
«Livro dos Mortos», e daí o designar-se este documento como 
papiro mitológico, ou ainda como papiro funerário, porque os
capítulos relacionados com essa famosa coletânea de fórmulas
mágicas talvez estivessem noutros fragmentos do papiro, que 
entretanto desapareceram, ficando estes que se conservam na
Biblioteca Nacional de França (BN.E53.1), com imagens que
mostram uma complexa iconografia de timbre mitológico.

No primeiro fragmento vê-se o deus Ré-Horakhti com cabeça
de falcão encimada pelo disco solar, e tendo nas mãos o cetro
uase e o signo ankh, entronizado numa liteira levada por dois
pares de divindades com cabeças de escaravelhos e serpentes,
estando em baixo um canídeo esguio (que pode ser Uepuauet)
seguindo-se um bloco com o deus Khepri, acolitado por duas
figuras com cabeça de falcão e duas com cabeça de canídeo,
segurando o firmamento onde nasce o disco solar radiante de
uma flor de lótus com braços, ladeados por quatro babuínos.

O segundo fragmento mostra Osíris no seu leito fúnebre apto
para o fenómeno da ressurreição, tendo à cabeça Ísis (que na 
legenda hieroglífica é apresentada como Neit), e aos pés está
Néftis (identificada como Mut), tendo em cima o ba osírico,
ladeado por abutres, seguindo-se Osíris em forma humana e,
ao mesmo tempo, como pilar djed, com Anúbis e Hórus, e na
ponta direita do papiro está um touro, identificado como Ré-
Horakhti-Atum, uma vaca como Nebethetepet e Iusaés, e um
touro referido na legenda como o ba que brilha sobre a terra.

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