Aqui o "Faraó e Companhia" tem a suspeita que uma parte dos nossos amigos visitantes deste nosso espaço, se esquecem muitas vezes de visitar os comentários que estão anexos a cada tema que temos postado. Normalmente aí é acrescentada mais informação, se respondem a perguntas deixadas em aberto ou até se levantam novas questões.
Habituem-se a vê-los regularmente e afoitem-se a também colocar os vossos.
Se os vossos comentários não ficarem logo visíveis, não desesperem. Aguardem que um dos nossos moderadores o aceite para ficar disponível no "blog". É apenas uma questão de segurança.
Levando a ideia à prática...
O que é o objeto que vos deixo na imagem aqui presente? Ele está no "Metropolitan Museum of Art".
Os comentários agradecem-se.
As falhas, como sempre, são presenteadas com chibatadas e os acertos com cones de perfume, mas descansem que ambos são apenas virtuais.
É um jogo de senet ou senat, se não me engano. Ao que parece é um dos mais antigos jogos de tabuleiros do Mundo, remontando à época das primeiras dinastias. Denominado "o jogo da passagem", ilustra mais uma vez a simbologia religiosa da viagem no mundo dos mortos, funcionando com uma espécie de talismã da sorte e da protecção dos deuses.
ResponderEliminarÉ o que faço, vejo os comentários com as devidas respostas. :)
ResponderEliminarEu que pouco conheço do assunto, também julgo que seja senet, "o jogo da passagem". Já li alguns textos sobre o tema e vi imagens do mesmo. Resta saber se terei direito a um cone de perfume ou uma chibatada virtual (?)... :)
Cumpts,
Ana Catarino.
Trata-se de facto do senet, um jogo cujas regras ainda não se conhecem ao certo, e que era jogado num tabuleiro com trinta casas onde se movimentavam os peões - parecidos com um peão de jogo que existe na coleção egípcia do Museu Nacional de Arqueologia.
ResponderEliminarO Fernando Azul acabou de ganhar um odorífero cone de perfume virtual pela sua resposta acertada... ;-)
ResponderEliminar