quinta-feira, 14 de junho de 2012

As «Múmias de Belém»


No passado sábado, dia 9 de Junho, a RTP 2 passou um excelente documentário sobre os estudos realizados com as múmias egípcias animais e humanas do Museu Nacional de Arqueologia (chamadas «Múmias de Belém»), cuja qualidade fica muito a dever à realização de Marta Covita e dos técnicos da Iniziomédia.

Depois de vários anos de trabalho, a equipa multidisciplinar, que reuniu médicos radiologistas, um bioarqueólogo, egiptólogos e conservadores, liderados pelo Dr. Luís Raposo (diretor do Museu Nacional de Arqueologia) e pelo Dr. Carlos Prates (médico do IMI) deu por bem empregue todo o tempo dispensado.

Para uma boa divulgação do trabalho levado a cabo foram feitas conferências sobre o Lisbon Mummy Project na Associação dos Arqueólogos Portugueses (no decurso da Festa da Arqueologia no dia 5 de Maio) e no Museu Nacional de Arqueologia (no dia 19 de Maio, numa organização do GAMNA).

3 comentários:

  1. Infelizmente não se proporcionou ver esse documentário, por desconhecimento e por ausência da minha parte. Esperemos que semelhante acção possa contribuir para uma maior divulgação e inspiração para novos projectos noutros países a respeito da análise de múmias egípcias e descobrir novos mistérios e segredos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado professor, não sabia desse documentário, mas assisti com agrado ao do dia 19 (GAMNA), muitíssimo interessante.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente também não vi o programa, no entanto assisti, tal como o António Luís, à excelente apresentação do estudo imagiológico das múmias "portuguesas" no Museu Nacional de Arqueologia.

    ResponderEliminar