quinta-feira, 5 de julho de 2012

Os Antigos Egípcios gostavam de desporto!

   
   É verdade que mais uma vez não ganhámos o campeonato do Euro. Mantenhamos a fé e a esperança de um dia conseguir...até lá sonhamos! 
   Quanto aos Antigos Egípcios, eles não encaravam o desporto a nível internacional, mas isso não os impedia de praticarem modalidades diversas, bem ilustradas em pinturas e relevos de túmulos e templos como em Beni Hassan e em Sakara.


   Ao que parece uma variedade significativa de desportos eram praticados, como se pode verificar por algumas destas imagens: ginástica, luta e jogos com bolas, semelhantes ao andebol e futebol estão entre os mais populares, mas também se salientam outros como corrida, natação, maratona, uma espécie de hóquei, boxe, remo, tiro ao arco, cabo de guerra - mais popularmente conhecido por jogo da corda - esgrima, lançamento do dardo, hipismo, salto em comprimento e até ginástica rítmica! 


   Cada uma destas actividades desportivas tinha o seu propósito: algumas estavam destinadas a serem mera atividade recreativa ou passatempo para os jovens e para as comunidades; outras faziam-se por motivos político-religiosos na qualidade de gestos simbólicos em honra dos deuses; por fim, outras tinham essencialmente a função de aprimorar a força e a agilidade dos futuros soldados.


   Ao que parece os Antigos Egípcios também foram pioneiros na criação das normas desportivas básicas, criando os primeiros árbitros, os primeiros uniformes para equipas adversárias e os primeiros prémios para os vencedores. Mas talvez mais importante ainda, desenvolveram o espírito desportivo, ovacionando tanto os vencedores pela sua proeza física como os vencidos pela sua nobreza em reconhecer a derrota!


   Mais uma vez, testemunhamos a milenar civilização faraónica na vanguarda do nascimento, da evolução e do uso de uma das práticas mais antigas da Humanidade que persiste nos dias de hoje em todos os continentes e países à face da Terra! 

2 comentários:

  1. Este interessante e desportivo contributo no nosso escriba Fernando Azul fez-me recordar um colóquio sobre «Desporto e Media», organizado pela Universidade Católica Portuguesa, onde foi apresentado, entre outras intervenções, o tema «Jogos e “desporto” no antigo Egipto» (foi em 12 de Outubro de 2010, e aguarda-se agora a saída das actas desse encontro).

    ResponderEliminar