segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O Príncipe Ankh-haf


   No Museu de Belas Artes em Boston, E.U.A., encontra-se este singelo busto que retrata Ankh-haf, um príncipe da IV dinastia, filho do grande rei Seneferu e de uma esposa secundária desconhecida. Meio-irmão do poderoso rei Khufu, criador da Grande Pirâmide de Guiza, Ankh-haf deteve vários cargos importantes, entre eles o de vizir e supervisor das obras reais durante o reinado de Khafré, seu sobrinho.

   Ankh-haf terá testemunhado a construção da Grande Pirâmide de Guiza e provavelmente teve destaque na construção do segundo conjunto piramidal, assim como na criação da Grande Esfinge, a enorme estátua leonina que se pensa representar o faraó Khafré.

   A sua mastaba - G 5710 - localizada na zona leste do planalto funerário de Guiza, é uma das maiores da região e contém representações da sua esposa, a princesa Hetep-herés. Esse nome aliado à posição de sacerdotisa de Seneferu sugere que a mulher de Ankh-haf talvez seja a filha primogénita do fundador da IV dinastia e da sua esposa principal, a rainha Hetep-herés, portanto meia-irmã do seu esposo.

   O túmulo também representa um rapazinho chamado Ankhetef, que aparentemente terá sido neto de Ankh-haf e Hetep-herés através de uma filha de ambos, conforme o indicam as inscrições. Isto pode ser um indicador que Ankh-haf terá chegado a uma idade avançada aquando da construção da sua tumba.
  
   Nessa mesma estrutura tumular, foi encontrado o busto que se pode ver na imagem e que é considerado um dos mais perfeitos da Arte Egípcia do Império Antigo.

    Quem estiver com vontade de ir aos E.U.A. e particularmente a Boston, não se esqueça de visitar o Museu de Belas Artes e de admirar o soberbo busto que ilustra este homem da Antiguidade!

2 comentários:

  1. É uma excelente idéia, Fernando!
    Aliás nesta zona temos portanto 3 bons museus, este Museu das Belas Artes em Boston (que eu desconhecia) e em Nova Iorque outros 2 excelentes museus com arte egípcia, o Metropolitan e o Museu de Brooklin, já postados no nosso blog.

    ResponderEliminar
  2. Também comungo da ideia e do desejo de um dia (in cha Allah...) ir até aos Estados Unidos para visitar os museus de Boston (Museum of Fine Arts) e os de Nova Iorque (Metropolitan Museum of Art e Brooklin Museum), além do Museu de Chicago, entre outros que guardam excelentes acervos egípcios.

    Quanto ao impressionante busto de Ankh-haf, ele é de facto tão «moderno» que até poderia estar no átrio de uma grande empresa e as pessoas pensariam que era a estátua do presidente do conselho de administração, ou então numa sala da Assembleia da República e julgariam que era um deputado ilustre - resta saber de que partido...

    Acrescentarei que a esposa de Ankh-haf (nome que pode ser traduzido como «A vida está com ele») se chamava Hetep-herés (isto é, «A paz está com ela»), que é uma forma onomástica muito comum naquela época do Império Antigo.

    No Museu Calouste Gulbenkian vê-se num fragmento lítico o nome do famoso rei Khufu e parcialmente o nome de Hetep-herés junto com outro nome muito típico da época, que era Meritités (cuja tradução é «A amada de seu pai»).

    ResponderEliminar