quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pirâmide do faraó Unas

Unas foi o último faraó da V dinastia (aproximadamente  2374 a 2344 a.C. - Império Antigo). 
Segundo o Papiro Real de Turim reinou durante aproximadamente 30 anos, mas infelizmente não se sabe muito deste seu reinado. 
No entanto este faraó ficou conhecido do ponto de vista arqueológico como tendo sido o primeiro a inscrever textos hieroglíficos no interior da sua pirâmide, pois todas as precedentes (Dinastias III e IV) não tinham quaisquer inscrições. 
Esta pirâmide está bastante destruída na sua parte exterior dando ideia ao turista desatento, tratar-se de um monte de escombros. 



As pirâmides deste período tinham um enchimento de pedras pequenas e uma cobertura com lages maiores que, com o passar dos milhares de anos e principalmente com a reutilização dessas pedras aparelhadas em outras construções, levou ao aspeto um tanto desolado dos nossos dias. 
Os "Textos das Pirâmides" eram  textos cerimoniais e que visavam proteger o faraó na sua viagem para a eternidade. De facto ainda hoje o nome do faraó é pronunciado... e como os antigos egípcios diziam... pronunciar o nome do faraó é mantê-lo imortal.


2 comentários:

  1. Essas inscrições conhecidas por Textos das Pirâmides são curiosas já que os anteriores faraós das III, IV e V dinastias não tiveram a preocupação de os fazer...e no entanto eles construíram túmulos muito mais fabulosos do que Unas...Porquê esta alteração?

    ResponderEliminar
  2. Os poderosos reis da IV dinastia, que fizeram pirâmides enormes em Dahchur (Seneferu) e em Guiza (Khufu, Khafré e Menkauré), não mandaram gravar os tais «Textos das Pirâmides» no interior dos seus monumentos simplesmente porque não precisavam deles!

    Esses monarcas de forte carisma, num tempo de apogeu da monarquia divina, tinham o Além mais do que garantido e não precisavam de «textos de apoio» para o alcançar - embora esses textos já existissem e seriam certamente recitados nos rituais de sepultamento.

    ResponderEliminar