quinta-feira, 11 de outubro de 2012

José do Egito, um mito ou um facto?



Esta é uma magnífica pintura de Peter von Cornelius (1783-1867), onde José aparece a interpretar o sonho do faraó.

Esta história é conhecida através do Antigo Testamento...
José teria sido enganado pelos seus irmãos que o venderam como escravo, sendo posteriormente levado para o Egito onde foi preso. 
José tinha o dom da interpretação dos sonhos e mesmo no cárcere as suas profecias eram certas, tendo granjeado bastante fama.
O faraó (talvez um faraó Hicso??) teve um sonho no qual havia 7 vacas gordas e 7 vacas magras, em que estas últimas comiam as primeiras mas mesmo assim não engordavam...
Intrigado com o significado desse sonho, o faraó pediu aos sacerdotes que o interpretassem, mas ninguém teve uma explicação convincente. Entretanto os rumores de que José tinha capacidade para descobrir o enigma chegaram aos ouvidos do faraó e este convocou-o para vir até à sua presença. 
José interpretou o sonho da seguinte maneira: o Egito iria ter 7 anos de fartura e 7 anos de seca. 
Segundo a Bíblia, a José foi atribuído o cargo de governador e foram construídos celeiros para guardar a produção nos 7 anos da abundância para servir de reserva para os 7 anos de escassez.

Até à presente data não temos a certeza se esta história foi real ou não passa de uma lenda. 

Fica a bonita pintura a a história bíblica... 

3 comentários:

  1. Trata-se de facto de uma história registada na Bíblia mas que reflete uma nítida ambiência egípcia, ainda mais reforçada pelo detalhe do corpo de José ter sido embalsamado e de ele ter vivido até aos 110 anos - precisamente a idade que os antigos Egípcios consideravam ser a ideal para esta vida terrena.

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que os antigos Egípcios consideravam 110 anos como a idade terrena ideal!

    Mas é realmente muito forte a presença do Egito nas páginas bíblicas, assim a sua influência na mente e na cultura hebraicas. A par da história de José, também nos lembremos da história do Êxodo e em particular o episódio do «Bezerro de Ouro», em que os hebreus criam uma imagem de Deus sob a forma de um animal desobedecendo aos mandamentos divinos e fazendo com que Moisés quebre as Tábuas da Lei ao descer do Monte Sinai.

    ResponderEliminar
  3. Eu, sou um israelita nascido em Portugal da Tribo de Manasseh o filho mais velho de Yoseph do Aegyptus filho de Yakob (Jacob). O que se pssou no Aegyptus do tempo de Joseph é um facto inconstestável.Por ser seu descendente é que presto o meu testemunho. Sou também descendente de uma Família de Profetas por isso fui abençoado com o Dom da Profecia e visão de coisas celestiais que não estão ao alcance do homem natural deste planeta! Conhecimentos esses que estão para além da capacidade e do entendimento do ser humano mortal!

    ResponderEliminar