segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem é ele?



     Esta curiosa estátua de mármore, presente no Museu do Vaticano, em Roma, representa uma estranha forma de sincretismo religioso patente nos últimos séculos do Antigo Egito. 

     Aos mais participativos, lanço o desafio de tentarem identificar esta bizarra divindade. Atenção, o que poderá parecer à primeira vista, pode ser enganador! O vencedor terá uma «mosca de ouro» ou um cone de perfume como prémio - consoante o género!

      Boa sorte!

6 comentários:

  1. Anúbis - Hermes
    Antinoo - Anúbis

    Ou então é da 25º Dinastia, os núbios são imbatíveis nessas respresentações de estilo peculiar ! Esta sincrética estátua romana parece ter sido feita pelo carnaval brasileiro !!! Aqui chamamos de "samba do crioulo doido " essas misturas de Maria Antonieta com Carlota Joaquina! Ótima postagem !

    ResponderEliminar
  2. Assim como o colega aí de cima, eu chutaria que é Anúbis. =)

    A versão antiga egípcia é bem melhor. rs

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Eu aposto igualmente em Mercúrio-Anúbis. Fundamento esta escolha com a presença do caduceu (ou o que parece sê-lo) no braço esquerdo (atributo de Mercúrio/Hermes) e a análoga função que a divindade greco-romana e a egípcia têm: conduzir o defunto ao Hades/Julgamento de Osíris (Hermes Psycopompos).

    ResponderEliminar
  4. Dsconheço qual a divindade vestida à romana.
    No entanto constato que para ser Anúbis encontro demasiadas diferenças em relação ao paradigma habitual como a cor do pelo, as orelhas bem mais curtas e menos pontiagudas.
    Se for Anúbis... está muito abastardado...
    Aguardo a resposta ;-)

    ResponderEliminar
  5. Depois de ter ficado perplexo com a insólita hipótese «núbia» do amigo Perfil da Planta, o comentário do amigo Mário revela bastante sensatez e, sobretudo, leitura atempada e consulta metódica. É isso mesmo.

    ResponderEliminar
  6. É verdade, a reposta do Mário está acertada, descrevendo muito bem e corretamente os atributos que permitem identificar essa divindade. Uma «mosca de ouro»!!! E agradeço ao nosso colega Perfil da Planta pelo seu cumprimento desta postagem.

    ResponderEliminar