quinta-feira, 14 de março de 2013

Foram os ossos da irmã de Cleópatra VII encontrados? O mais provável é que não


In Arqueologia Egípcia (Brasil)
Por Márcia Jamille Costa

«Na ultima semana de fevereiro (2013), a arqueóloga da Austrian Academy of Sciences, Hilke Thür, durante sua palestra Who Murdered Cleopatra’s Sister? And Other Tales from Ephesus, no Museum of History in Raleigh na Carolina do Norte, afirmou ter identificado os ossos da irmã de Cleópatra VII, Arsinoe IV, princesa que de acordo com a historiografia teria traído a irmã e organizado uma rebelião se proclamando rainha.

No entanto, Cleópatra VII venceu Arsinoe IV e com o auxílio de Júlio Cesar a enviou para o exílio, mas por ser uma rival ao trono teria sido assassinada em 41 antes da Era Cristã, sob as ordens da irmã e Marco Antônio. [...]»

2 comentários:

  1. Há escassos anos, o arqueólogo egípcio, Zahi Hawass, alegou ter descoberto o corpo da antiga rainha-faraó Hatchepsut com base no encaixe de um dente na cavidade, dente esse encontrado numa caixa no túmulo DB320. Aparentemente, o corpo da rainha estaria no túmulo KV60, túmulo que terá sido da sua ama, Sit-ré. E com base na análise do ADN de outras múmias reais, nomeadamente de Tutmés I e Tutmés II, fizeram-se comparações, chegando à conclusão de que um dos corpos no KV60 seria o de Hatchepsut.

    Será verdade? Muitos duvidam e acho que o mesmo se pode aplicar a este caso da irmã de Cleópatra.

    ResponderEliminar
  2. A expetativa ainda hoje se mantém acerca do paradeiro dos túmulos (e respetivos conteúdos) da famosa rainha Cleópatra e de uma outra personagem célebre que reinou no Egito: Alexandre da Macedónia.

    Uma vez por outra surgem «revelações», notícias e hipóteses sobre os túmulos destas figuras da Antiguidade mas até agora nenhuma delas teve confirmação - entretanto, o sítio mais provável de sepultamento continua a ser Alexandria.

    ResponderEliminar