sexta-feira, 1 de março de 2013

Hoje, no University College London:


TONIGHT
6.30 Institute of Archaeology. Clive Barham Carter talks about 'A Thousand Miles up the Nile with Amelia Edwards'. Free admission, all welcome. Should be great lecture: Amelia is our hero - Petrie's patron, founder of the Petrie Museum and the EES.
Pena, a crise.

4 comentários:

  1. Esta mulher, Amelia Edwards, foi uma pioneira da conversação moderna dos monumentos faraónicos! Graças a ela as primeiras linhas para a preservação da arquitetura egípcia antiga começaram a ser definidas, reduzindo o impacto dos factores humanos sobre as frágeis estruturas. Graças a ela, criou-se o Fundo de Exploração do Egito, hoje conhecido como a Sociedade de Exploração do Egito, além de contribuir literariamente com obras escritas acerca do ramo da Egiptologia!

    ResponderEliminar
  2. Caro Fernando:

    Não foi essa senhora vitoriana que, que quase comprou papiros e uma múmia dos Abdel Rassul - provavelmente a de Horemheb - oriundos do cache Deir al-Bahari ? E depois, a múmia foi adquirida por outras turistas que viajavam conjuntamente e devido ao forte cheiro que exalava a velha múmia no barco de cruzeiro, resolveram então jogá-la no Nilo????? Ou será outra? Ando meio alzheimer ultimamente, mas esse nome não me é estranho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia! Mas é uma possibilidade...Talvez mesmo a obra literária dela, patente nesta postagem, fale dessa questão, mas de resto ignoro.

      Eliminar
  3. Amelia Edwards foi uma grande benfeitora para a egiptologia e ainda hoje a sua memória pode ser evocada com a notável existência da Egypt Exploration Society e do excelente trabalho que esta instituição desenvolve.

    A sua ação mecenática foi imitada por outras personalidades ligadas ao estudo do antigo Egito, e entre vários exemplos pode ser mencionado Sir Wallis Budge que instituiu duas bolsas de estudo para investigadores de Egiptologia - e passado quase um século elas ainda hoje são atribuidas, uma em Cambridge e outra em Oxford.

    ResponderEliminar