segunda-feira, 15 de julho de 2013

A Pedra de Roseta foi encontrada neste dia de 1799


In British Museum: «A valuable key to the decipherment of hieroglyphs, the inscription on the Rosetta Stone is a decree passed by a council of priests. It is one of a series that affirm the royal cult of the 13-year-old Ptolemy V on the first anniversary of his coronation....»

2 comentários:

  1. Pergunto-me se a Pedra de Roseta não tivesse sido descoberta e analisada ainda não estaríamos «à nora» até hoje para decifrar a escrita hieroglífica!

    ResponderEliminar
  2. Seria talvez mais difícil e mais demorado, mas o jovem e obstinado filólogo Jean-François Champollion conseguiria lá chegar através de outros monumentos que depois foram sendo conhecidos - e se não tivesse sido ele, outro investigador daquela época certamente o faria.

    A verdade é que o passo mais importante para Champollion perceber o essencial do sistema misto da escrita hieroglífica egípcia (a complementaridade de signos fonéticos e signos ideográficos) foi proporcionado não pelos nomes de inspiração grega ou romana que ele primeiro investigou mas sim pelos nomes faraónicos, a começar pelos de Ramsés e Tutmés.

    ResponderEliminar