quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Novas datas sobre a origem do Antigo Egipto?


«New timeline for origin of ancient Egypt
By Rebecca Morelle, Science reporter, BBC World Service [...]

Previous records suggested the pre-Dynastic period, a time when early groups began to settle along the Nile and farm the land, began in 4000BC. But the new analysis revealed this process started later, between 3700 or 3600BC.[...]»

2 comentários:

  1. Seria interessante tentar perceber os motivos e os mecanismos que contribuíram para tamanha aceleração no processo de formação do Estado faraónico tão antecipadamente.

    ResponderEliminar
  2. De acordo com a notícia, parece que a equipa da Universidade de Oxford que procedeu à investigação conseguiu encurtar a fase da proto-história do Egito em cerca de 300 anos, na fase chamada de Nagada (fases II e III)...

    Mantém-se no entanto, e até ver, a ideia generalizadamente aceite de que a unificação do Egito terá ocorrido cerca do ano 3000 antes da nossa era, com o Hórus Narmer (Meni das listas reais?) a liderar o processo que unificou as Duas Terras, tornando-se rei do Alto e do Baixo Egito.

    Como leitura esclarecedora sobre a fase final de Nagada e a emergência do Egito unificado recomenda-se a obra de Toby Wilkinson, The Rise and Fall of Ancient Egypt (2010).

    ResponderEliminar