domingo, 24 de novembro de 2013

Quem é este feioso?!


   Esta estátua representa uma divindade egípcia muito em voga no Império Novo. A sua popularidade é atestada até mesmo fora do Antigo Egito, já que a estátua que aqui admiramos foi descoberta nas ruínas da antiga cidade real de Amatus, na ilha de Chipre, em pleno Mar Mediterrâneo. Presentemente encontra-se no Museu Arqueológico de Istambul, na República da Turquia.

  Protetor dos lares, tinha diversas funções, como afastar espíritos malignos, destruir todas as manifestações negativas que ameaçavam mulheres e crianças, auxiliar nos partos, portanto, atuando à semelhança dos espanta-espíritos que ainda hoje em muitos lares ocidentais, são colocados à entrada das casas, para reter todas as influências maléficas e proteger a família.

  E assim sendo, eu lanço a pergunta: quem é este feioso?!

5 comentários:

  1. Este deus Bes é totalmente outsider, ele nem lembra algo de egípcio, é provavelmente de origem exótica, sem linhas e ângulos retos na sua silhueta parece um demônio asiático ou líbio. Vejam uma postagem sobre a interessante sede da Rosa Cruz no Brasil, um pouco da paisagem antiga num quarteirão de Curitiba. A postagem em meu blog está em construção e ainda mostrarei o museu de réplicas de antiguidades que existe na sede desta instituição. http://perfildaplanta.blogspot.com.br/2013/11/amorc-rosa-egipcia.html

    ResponderEliminar
  2. De facto à primeira vista a imagem parece ser do deus Bés, uma divindade muito antiga no panteão egípcio, mas cujo culto teve um notório incremento a partir da Época Baixa (século VII a. C.).

    No entanto, a figurinha tem algumas semelhanças com certas representações tradicionais do herói barbudo mesopotâmico domador de feras, que se costumam associar ao famoso Guilgamés, numa iconografia muito difundida no Norte da Síria.

    Como o obeto foi encontrado em Chipre, uma zona de intensa confluência cultural durante a Antiguidade pré-clássica e clássica, a personagem representada poderá testemunhar um fenómeno de sincretismo entre as formas egípcias e mesopotâmicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pegando no que o professor referiu, e embora tenha sido eu a postar esta imagem, confesso que a estatueta me intriga um pouco, pois a mim aparenta ter alguns traços parecidos a seres da mitologia grega como os faunos ou algo semelhante, nomeadamente a fisionomia da parte inferior do corpo e o que aparentam serem chifres na cabeça. É possível sim, que seja um testemunho de sincretismo entre divindades de locais diferentes.

      Eliminar
  3. É Bes, sim senhora! Um cone de perfume para a Letícia!

    ResponderEliminar