domingo, 9 de março de 2014

Este ano, são descobertas atrás de descobertas!



   Arqueólogos egípcios e europeus descobriram a estátua de uma das filhas do faraó Amenhotep III, com quase 3.500 anos, na cidade monumental de Lucsor.

   Uma equipa que trabalhava em Lucsor descobriu a estátua da princesa Iset, com 170 centímetros de altura e 52 centímetros de diâmetro, durante a renovação do mausoléu de Amenhotep III, na margem ocidental da cidade, referiu o ministro das Antiguidades, Mohamed Ibrahim, num comunicado.

 «A estátua faz parte de uma escultura de alabastro com 14 metros de altura que estava na entrada do santuário do templo», afirmou o chefe da equipa, Hourig Sourouzian, referindo que Iset surge colocada junto ao seu pai, uma disposição inédita, já que a princesa só tinha sido descoberta representada em conjunto com os pais e os irmãos.
   A figura de Iset está afetada pela erosão, «especialmente a face», e não tem pés, segundo o ministério. Na estátua estão inscritos o nome de Iset, os seus títulos e a mensagem «o amor de seu pai».

Fonte:


2 comentários:

  1. Pois é, dia sim, dia não, aparecem novidades no Egito, testemunhando que os trabalhos de prospeção arqueológica continuam, apesar da instabilidade em que o país do Nilo neste momento se encontra - o que nos obrigou a cancelar a habitual visita de estudo anual ao Egito.

    Mais descobertas serão feitas certamente, o que não admira, pois foram mais de três mil anos de edificação e de produção dos mais diversos materiais, muitos deles de âmbito funerário!

    ResponderEliminar
  2. Essa muito prolongada existência é um dos muitos aspetos que tem permitido aos arqueólogos no Egito descobrirem tantas novidades apesar de mais de 150 anos de escavações exaustivas. Os materiais usados - sobretudo a pedra - e o clima seco são outros importantes fatores que têm salvaguardado o legado artístico e cultural dessa antiga civilização, facilitando a sua preservação. Este ano tem sido particularmente fértil em novas descobertas, quando noutros nem por isso. Muitas vezes o simples acaso dita o sucesso!

    ResponderEliminar