segunda-feira, 8 de junho de 2015

Temos mais novidades!



«Uma equipa de arqueólogos egípcios descobriu seis sepulturas, com múmias datadas de há mais de 2.500 anos, na localidade meridional de Assuão, informou hoje o ministro egípcio de Antiguidades, Mamdouh al Damati.

As sepulturas foram encontradas em escavações realizadas nos arredores do mausoléu de Agha Khan III - líder espiritual dos muçulmanos ismaelitas -, na ribeira oeste do rio Nilo, na cidade de Assuão, explicou o ministro num comunicado.
Os sepulcros datam da XXVI dinastia (654-525 a.C.), pertencente ao Período Tardio (724-343 a.C.).
As múmias encontravam-se dentro de sarcófagos de pedra e madeira, junto ao quais estavam as estátuas de barro, que representam os quatro filhos do deus Hórus, e um conjunto de amuletos e estatuetas de madeira dessa divindade, representada como um falcão.

Hórus, de acordo com as crenças egípcias antigas, protegia o defunto dos demónios e espíritos malignos.
Al Damati salientou a importância da descoberta porque, como observou, é a primeira vez que se encontram tumbas do Período Tardio nesta zona, que tem túmulos que datam dos Impérios Antigos, Médio e Novo.
O diretor-geral de Antiguidades da cidade egípcia, Nasr Salama, disse, numa nota, que a maioria desses túmulos começa com uma escadaria que conduz à entrada principal da sepultura, cujo interior está dividido em três ou quatro câmaras sem inscrições.
Indicou ainda que o tipo de escavação das sepulturas é diferente do que é usado nas outras descobertas na mesma área, que eram escavadas na rocha da montanha, já que estas seis foram encontradas no cume da meseta montanhosa.»
Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=776571

1 comentário:

  1. É provável que no decurso das escavações levadas a cabo na região de Assuão por várias equipas internacionais (entre as quais se destaca a presença de egiptólogos espanhóis) mais espólio funerário possa aparecer, nomeadamente da XXVI dinastia e dinastias seguintes, na fase final.da longa história do Egito conhecida por Época Baixa (664-332 a. C,).

    ResponderEliminar