segunda-feira, 6 de julho de 2015

O Grande Museu Egípcio


Em construção, talvez demasiado perto das Pirâmides.
Fotos das obras e dos restauros em curso.
Fonte: The Cairo Post, via Grand Egyptian Museum (Facebook)

2 comentários:

  1. Que era indispensável a construção de um novo Museu para albergar a gigantesca coleção de artefactos faraónicos, tal era bem verdade como eu próprio constatei ao visitar o histórico Museu do Cairo que mais me pareceu um armazém do que um museu...Quanto à localização...talvez seja controversa por um lado devido a ser demasiado perto dos complexos funerários de Guiza, mas por outro lado a sua posição poderá evitar que outras obras e construção civil, pouco respeitadoras dos vestígios arqueológicos, ocupem esse lugar e contribuam para uma maior e mais acelerada destruição...A ver vamos!

    ResponderEliminar
  2. Finalmente as obras estão a andar depois de anos e anos de adiamento e de falta de verbas, parte das quais foram sendo desviadas para outros projetos e, acima de tudo, para outros «bolsos» durante o regime corrupto de Hosni Bubarak (e seus familiares e amigos), em especial na fase final do seu longo regime de trinta anos.

    Note-se entretanto que, quando há cerca de vinte anos se abriu um concurso internacional para o projeto do novo museu junto das pirâmides de Guiza, a firma portuguesa de arquitetos Aires Mateus foi um dos projetos selecionados pela sua grande qualidade.

    Quanto ao local onde o novo museu está a ser edificado, na estrada que parte do Cairo para Alexandria, ele está relativamente afastado das grandes pirâmides de Guiza - mas estas são tão gigantescas que parece que estão mesmo junto do museu...

    ResponderEliminar