quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O que se descobre em caves, sótãos e depósitos!


    O mais antigo manuscrito em couro do antigo Egito foi encontrado em um depósito do Museu Egípcio do Cairo, onde ele estava armazenado e esquecido por mais de 70 anos. Datado do fim do antigo Império e início do médio Império (2300-2000 a.C), o rolo tem medidas aproximadas de 2.5 metros e está preenchido com textos e pinturas de excelentes qualidades.

    “Levando em conta que ele tem inscrições de ambos os lados, nós temos mais que 5 metros de textos e pinturas, tornando o mais longo rolo do antigo Egito”, disse para a Discovery News, Wael Sherbiny, o pesquisador independente (na imagem). Primeiro egípcio a obter seus PhD de Egiptologia em 2008 na Universidade de Leuven na Bélgia, Sherbiny se tornou especialista nos antigos textos religiosos e está preparando uma completa publicação sobre o rolo. Ele anunciou o achado no congresso internacional de egiptólogos em Florença.

Fonte: http://antigoegito.org/encontrado-o-maior-e-mais-antigo-manuscrito-em-couro-do-egito/

Mais informações (em inglês): http://www.ancient-origins.net/news-history-archaeology/4000-year-old-ancient-egyptian-manuscript-measuring-more-8ft-020526

1 comentário:

  1. O investigador Wael Sherbiny, doutorado pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, prestará um utilíssimo serviço à Egiptologia com a publicação do inédito material que tem vindo a estudar.

    Na verdade, tratando-se de um grande rolo de couro, ao invés de um rolo de papiro, que é o material mais usado na época em questão, podemos obter preciosos dados, bem conservados, de índole religiosa do final do Império Antigo e do início do Império Médio (c. 2300-2000 a. C.

    Assim sendo, o texto abarca a conturbada fase do Primeiro Período Intermediário, que aliás, e em paradoxal contraste com a instável situação política, foi uma altura de produção de textos literários de grande nível.

    ResponderEliminar