quarta-feira, 9 de março de 2016

Por areias já muito vasculhadas, mas com muito ainda por descobrir...

Arqueólogos descobrem barco de 4.500 anos...





  «O Dr. Mamdouh El Damaty, Ministro de Antiguidades, anunciou a descoberta de um grande barco de madeira localizado ao sul da Mastaba AS54 em Abusir, pela missão do Instituto Tcheco de Egiptologia, dirigido pelo Dr. Miroslav Barta. O ministro disse: “A descoberta é importante porque este é o único barco do antigo Império a ser descoberto ao lado de uma tumba não pertencente à realeza, dando ênfase ao status e posição do proprietário da Mastaba em relação ao rei da época.

  A grande expectativa do achado é que alguns calços de madeira e outros suportes estão intactos e visíveis, podendo lançar uma nova ideia de como os barcos foram construídos no antigo Egito. A maioria dos barcos descobertos até agora estavam em péssimas condições, exceto os barcos de Khufu (Quéops).

   A descoberta ocorreu durante a limpeza da área ao sul da Mastaba AS54, onde o barco de 18 metros de comprimento e algumas cerâmicas, datando do fim da 3ª dinastia e início da 4ª dinastia, foram encontrados. O Dr. Miroslav Barta disse: “O Instituto Checo vai lançar um projeto durante este ano para estudar as técnicas utilizadas de construção do barco em cooperação com o Institute of Nautical Archaeology (INS) na universidade do Texas.”»


Fonte(s): http://antigoegito.org/arqueologos-descobrem-barco-de-4-500-anos/
             http://luxortimesmagazine.blogspot.com.eg/

Sem comentários:

Enviar um comentário