sábado, 18 de março de 2017

Será de Psametek I, a estátua encontrada?


  
   
   Esta notícia da descoberta de uma colossal estátua na zona de Heliópolis, atualmente um subúrbio da moderna capital egípcia do Cairo, vem agora a lume com a atualização de que será possivelmente de Psametek I (suspeitava-se inicialmente ser de Ramsés II). Fragmentada em grandes blocos, tem 8 metros de altura, feita de quartzito, com inscrições que apontam como sendo desse rei saíta,  tendo sido removida a cabeça e o torso para o Museu do Cairo.


   Psametek I, 1º faraó da XXVI dinastia, designada de Saíta, oriunda da cidade de Sais, no Delta do rio Nilo, reunifica o Egito c. de 654 a.C., arrancando e esforçando-se por manter a independência face aos Assírios e Babilónios, numa era de declínio para a velha civilização do Nilo.
   O seu reinado é longo e próspero - os contatos comerciais com a Grécia demonstram-no - abrindo o Egito a um fenómeno de mediterranização e simultaneamente redescobrindo os valores antigos, o que se refletirá no "renascimento saíta" das artes e da cultura: daí os cultos aos animais sagrados como o boi Ápis e a deusa-gata Bastet, que resultam em túmulos coletivos de animais sagrados - caso do Serapeum ou do Bubasteum.

Quem quiser ver um pouco sobre esta descoberta, veja o link abaixo:


https://www.youtube.com/watch?v=FpEUkk5ESfc

Sem comentários:

Enviar um comentário