quarta-feira, 28 de março de 2018

Sarcófago egípcio esconde segredo surpreendente


In Diário de Notícias Onlines (27.3.2018)

«Cientistas acreditavam que um sarcófago com mais de dois mil e quinhentos anos estava vazio. Mas 150 anos depois da descoberta foram surpreendidos quando abriram o túmulo e encontraram restos mortais de uma múmia

É uma história com mais de dois mil e quinhentos anos, mas só agora começa a ganhar contornos surpreendentes. Um sarcófago foi levado do Egito para a Austrália em 1890 e, na altura, não deram valor ao túmulo por se considerar que estava vazio. 150 anos após a descoberta, um grupo de cientistas australianos decidiu abrir por curiosidade o sarcófago e foram surpreendidos.

Os especialistas nunca se dedicaram à análise do túmulo, uma vez que se pensava que tinha sido apenas criado, mas nunca utilizado. Estavam enganados. O sarcófago, depositado durante estes anos todos num museu universitário, em Sydney, só foi aberto no ano passado. [...]»

1 comentário:

  1. Esperemos que os egiptólogos australianos, com outros colegas da área ligados ao estudo das múmias, e sobretudo com o concurso de médicos radiologistas e de outras especialidades,consigam obter sucesso no estudo da múmia agora descoberta, tal como ocorreu com o Lisbon Mummy Project, que obteve excelentes resultados.

    ResponderEliminar