quarta-feira, 22 de junho de 2011

Morte no Nilo


Às 22:21h de amanhã, na RTP Memória.

4 comentários:

  1. Estamos todos certamente muito gratos por esta oportuna lembrança da nossa diligente escriba Teresa, anunciando um filme clássico sobre as indagações de Hercule Poirot.

    Já tenho programa para o belo serão desta noite, neste dia de feriado e em gozo de uma espécie de semi-férias que prenunciam grandes dias de veraneio na Praia das Maçãs.

    Vamos pois ao cinema na pacatez do lar, onde o tutelar Bés está sempre vigilante e onde se irá revisitar Agatha - é verdade que eu já sei quem é o culpado, mas não faz mal...

    ResponderEliminar
  2. E então, caro Professor, valeu a pena revê-lo? Aposto que sim, que revi-o há poucos meses e o achei nada datado e sempre bonito. Aqueles planos da Mia Farrow em Abu Simbel são magníficos...

    ResponderEliminar
  3. Sim, gostei muito de rever o filme, e de novo reparei no excelente desempenho de vários actores, quase todos eles conhecidos de outras jornadas cinéfilas.

    O enredo é envolvente, tipicamente agathiano, e as paisagens e os locais históricos dizem certamente muito a quem já andou por lá em visita de estudo.

    Mas agora, com mais vagar, pude confirmar uma certa trapalhada a nível topográfico que o filme patenteia durante o percurso nilótico do barco, de nome «Karnak».

    É que o navio de cruzeiro (o nosso era melhor!) partiu de Assuão, como se viu muito bem pelas felucas, zarpando de perto do sítio do famoso Hotel Old Cataract rumo a norte.

    Depois viu-se o barco chegar ao templo de Kom Ombo, de recorte inequívoco, mas não se passou lá nenhuma cena, nem se viu Edfu, e eis que de repente estamos no templo de Karnak.

    Estranhamente, depois da cena da queda do bloco de pedra lançado lá do alto, os viajantes vêem-se de súbito em Abu Simbel (a centenas de quilómetros de distância para sul!)...

    Mais espantoso é que, enquanto Poirot resolve os crimes, o barco ruma para Uadi Halfa, ainda mais para sul, já na fronteira com o Sudão - assim se completando o aberrante percurso.

    Tirando isto, tudo bem...

    ResponderEliminar
  4. Pois é, caro Professor, saltos que só o cinema permite...

    ResponderEliminar