sábado, 4 de junho de 2011

Ora vai uma cervejinha?


Estamos a entrar no verão... por isso vou esmiuçar um pouco o tema...

A cerveja foi criada há muitos milhares de anos, ainda em período pré-histórico aparentemente na região da Mesopotâmia pelos Sumérios mas também foi produzida desde uma fase muito arcaica no Egito e é quase tão antiga como a confeção do pão. De facto as cervejarias mais antigas foram descobertas no Egito e datavam do período anterior a 5000 a.C.

As características dessa cerveja eram bastante diferente da cerveja actual embora tambem ela fosse produzida pela fermentação da cevada a que se associavam outros componentes (tâmaras, mel, etc.) para enriquecer o sabor e produzir num líquido mais espesso e nutritivo.
Pela semelhança de processos (fermentação) com a panificação, foi nas padarias que se iniciou o seu fabrico.
A cerveja tornou-se a bebida nacional e fazia juntamente com o pão a base da sua alimentação, por essa razão era utilizada como parte do pagamento pelo trabalho executado.
Também não era de admirar que fosse um produto muito apreciado para ofertas funerárias assim como para os deuses.


1 comentário:

  1. Com as reclamadas propriedades nutritivas da cerveja egípcia o nosso sunu Jorge Pronto certamente não deixaria de a recomendar a certos pacientes mais afeitos à indolência e ao abatimento físico e espiritual.

    O problema é que para os nossos requintados gostos actuais ela seria intragável - por mim não me imagino a tomá-la durante um aprazível cruzeiro no Nilo (onde, a propósito, estive há pouco mais de um mês).

    No entanto a cerveja faraónica, que até se oferecia aos deuses, e que os sacerdotes bebiam em ocasiões festivas, devia ter um certo grau alcoólico a avaliar por aquilo que atestam alguns textos antigos.

    ResponderEliminar