quinta-feira, 21 de julho de 2011

O estranho caso das "lâmpadas" de Dendera

Apresento aqui um verdadeiro inigma:
No templo de Hathor, em Dendera, encontramos um intrigante desenho numa das suas paredes.
À primeira vista parece um objeto semelhante a uma grande lâmpada com filamento interno, pelo que há muitos defensores da teoria de que se trata de um artefacto para fornecer iluminação.
Nem sempre o que parece é. Mas é um facto que o objecto tem muito de estranho!


Alguém tem uma ideia do que se trata?
Aqui fica o repto...

2 comentários:

  1. Oh, não, outra vez as «lâmpadas» de Dendera!!! Já há muito tempo que não ouvia falar delas, e o nosso sunu Jorge Pronto trouxe-me à memória esta hebefrénica lucubração, eivada de densa complexidade.

    Na verdade o templo de Dendera está recheado com uma iconografia carregada de misticismo, como resultado da acumulação de ideias e concepções seculares que se misturam naquele tardio local greco-romano que visitámos na Páscoa de 2011.

    Não é fácil descortinar o significado do baixo-relevo aqui apresentado, mas o que se vê na imagem são umas grandes serpentes dentro de uma espécie de casulos que algumas personagens seguram e elevam.

    Será uma invocação da serpente Uroboros, que amiúde surge a partir da Época Greco-romana decorando sarcófagos (como por exemplo o do Museu da Farmácia) e em temas relacionados com o Além?

    Não sei qual o significado das imagens... Mas uma coisa é certa: não são «lâmpadas»!

    ResponderEliminar
  2. Realmente, Professor, não é fácil entender o que se apresenta nesse baixo-relevo.

    Pergunto-me se o que é visto como uma serpente saindo de uma flor de lótus, não poderá ter algo a ver com um acto de Criação, uma espécie de Génesis...mas lá está, fica tudo no reino da especulação, pois certezas não as há.

    ResponderEliminar