sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Medinet Habu por ... 1.200 dólares


Não fosse a senhora troika e já esta gravura de David Roberts, à venda no E-Bay, estaria a ser afeiçoada e emoldurada para depois ser pendurada em local apropriado ... mesmo correndo o risco de ser falsa e/ou chegar a Lisboa amachucada e rasgada.

4 comentários:

  1. A gravura dá uma atmosfera de romantismo a uma antiga civilização! E em tempos de troika, preocupações com a cultura e a arte ficam sempre em segundo lugar, infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. De facto os desenhos de David Roberts são muito bonitos e, além disso, descontando alguma efabulação romântica, permitem observar com uma certa veracidade como estavam os monumentos no tempo em que o artista escocês esteve no Egito (1838).

    O que aqui foi postado pelo nosso escriba cinéfilo Paulo mostra até em frente do templo (com os seus pilones meio soterrados) um pequeno lago que hoje já desapareceu por ter secado.

    Resta acrescentar que o templo funerário de Ramsés III em Medinet Habu tinha na altura em que estava completo e era frequentado o nome de «Palácio de milhões de anos de Ramsés unido com a eternidade».

    ResponderEliminar
  3. Gosto bastante desta gravura assim como da maioria dos trabalhos de David Roberts.
    É sempre preferível que estas obras de arte fiquem disponíveis para o público em geral, bem preservadas em museus, pois em coleções particulares, deixam de cumprir a sua principal função... ;-)

    ResponderEliminar
  4. Estou certo que dependurada em determinada parede ... cumpriria com lealdade as funções para as quais foi executada;-))

    ResponderEliminar