sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Que cena é esta?


Na última sessão do IV Curso de Egiptologia, promovido pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o tema foram as rainhas do antigo Egito, procurando evocar a presença feminina no poder.

Na imagem que aqui se mostra, e que é a reprodução de um documento datado da XXV dinastia, podemos ver um faraó acompanhado pela rainha, prestando homenagem a um deus entronizado e a uma deusa. Afinal, que cena é esta?

3 comentários:

  1. Gostaria muito de ter assistido a essa sessão acerca do poder feminino na monarquia faraónica. É um assunto fascinante.

    Quanto a esta cena...o faraó, se é da XXV dinastia, é núbio. Sei que o nome dele é Taharqa, a julgar pelo livro do professor, onde ele é o destacado representante da dinastia núbia e pelos símbolos da cartela real presentes.

    A rainha dele não sei o nome, pois teve várias.

    Quanto aos deuses representados...eu arriscaria Knum em primeiro lugar, mas lembrei-me: o carneiro é o animal de Amón, provavelmente é Amón-Ré (devido ao disco solar e à coroa de penas esticadas).

    A deusa atrás será Mut..? Lembro-me que no Império Novo ela era associada a Amón e a Khonsu como a tríade divina de Tebas.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Fernando Azul, a imagem apresentada pelo Professor representa um faraó núbio da XXV dinastia (690-664 aC)de nome Taharka cujo nome se encontra na cartela correspondente a filho de Ré (Sa Ré). Ele e a sua esposa estão a a cultuar Amon e sua esposa Mut.

    ResponderEliminar
  3. Trata-se de facto do rei Taharka, da XXV dinastia, cujo nome de origem núbia figura numa das cartelas como filho de Ré, enquanto na outra se lê o seu prenome tipicamente egípcio de Khunefertumré, evocando dois deuses («Ré e Nefertum protegem»).

    Atrás do rei núbio-egípcio está uma das suas esposas, a rainha Takahatamani (Amani é a forma núbia para o nome do deus Amon), agitando um sistro, e ao centro, entronizado, vê-se o deus Amon-Ré com cabeça de carneiro e as altas plumas com o disco solar.

    À esquerda pode ver-se a deusa Mut, cujo nome se confirma pela inscrição hieroglífica, que é a esposa de Amon - mas a novidade reside no facto de a inscrição à sua frente a apresentar como «senhora de Ta-seti», ou seja, da Núbia (a Terra do Arco).

    ResponderEliminar