terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hititas, os arqui-inimigos



Os hititas eram povos indo-europeus originários da Ásia e que se estabeleceram na região da Anatólia (atual Turquia).
Atingiram o apogeu por volta dos séculos XIV e XIII a.C. coincidindo com um período de expansão do Egito (Império Novo).
Eram povos guerreiros que criaram importantes avanços militares nomeadamente nos carros de guerra puxados a cavalo.

Ficou célebre a batalha de Kadech (localizada no norte da Síria, na margem do rio Orontes) entre as duas superpotências da altura, na época do reinado do grande faraó Ramsés II. Aparentemente o resultado foi um empate técnico, terminando com um pacto de não agressão.

2 comentários:

  1. De arqui-inimigos no século XIII a.C. passaram a aliados quando os Assírios deram mostras de ascensão militar que inquietou Hititas e Egípcios...é só para ver que as grandes potências já na Antiguidade sabiam valer de uma realpolitik para assegurarem a sua sobrevivência...e ainda assim, o Egito sobreviveu enquanto os Hititas sucumbiram aos ataques dos Povos do Mar nos séculos XII e XI a.C., prova da resistência desta civilização pela qual tanto entusiasmo sentimos.

    ResponderEliminar
  2. Na verdade ainda hoje não se consegue definir com a necessária clareza quem foi o vencedor da batalha de Kadech, travada nas margens do rio Orontes, na Síria do Norte, no quinto ano do reinado do famoso Ramsés II.

    Há até especialistas que utilizam a expressão inglesa stalemate para definir o incerto resultado da batalha, sendo este um termo usado para um empate técnico num jogo de xadrez, quando não há um vencedor.

    Entretanto vale a pena sublinhar que as duas ilustrações superiores postadas pelo nosso sunu evocam a arte dos Hatitas, nome que se dá a um povo da Anatólia que produziu essas peças, achadas em túmulos de Alaca Hüyük.

    Os Hititas eram indo-europeus, originários da Europa, que entraram na Anatólia em inícios do II milénio a. C., sobrepondo-se aos anteriores Hatitas, de quem herdaram uma série de características.

    ResponderEliminar