quinta-feira, 17 de novembro de 2011

De facto, o deus Montu está (mesmo) satisfeito...

Quem reinava no Egito no ano de 2011 a.C.? (portanto, há apenas 4022 anos atrás…)

Embora haja alguma divergência de datas, tudo leva a crer que seria o faraó Mentuhotep II (Nebhepetré Mentuhotep) da XI dinastia, e iniciador de um importante período de poderio egípcio que foi o Império Médio, tornando-se novamente rei efetivo do Alto e Baixo Egito.

Foi conhecido pelas suas obras arquitetónicas das quais se destaca, entre outras, o seu grandioso complexo funerário em Deir-el-Bahari, atualmente bastante danificado e que quase 6 séculos mais tarde serviu de modelo ao templo da faraó Hatshepsut (1490-1468 a.C.) que foi erigido mesmo ao seu lado.

No seu tempo desencadeou várias incursões militares: logo no início, vencendo o último rei da X dinastia, Merikaré, conquistando Heracleópolis e posteriormente o Delta; mais tarde fazendo campanhas militares vitoriosas contra os Núbios, os Líbios e os Beduínos do Sinai.

Sem dúvida: foi um faraó muito poderoso e importante.

Deixo-vos a imagem da maqueta hipotética do templo. A pirâmide no topo é controversa...


2 comentários:

  1. Estive em Deir-el-Bahari e admirei com muita satisfação o templo de Hatchepsut, mas tenho pena de não ter presenciado os vestígios das obras de Mentuhotep II, os quais infelizmente estão bastante arruinados...

    Obrigado ao nosso escriba Jorge Pronto, por esta apresentação do reinado de Mentuhotep II.

    ResponderEliminar
  2. O rei Mentuhotep II aparece na imagem com a coroa vermelha do Baixo Egito (Norte) de que ele se assenhoreou, tendo reunificado o país das Duas Terras depois da fase difícil do Primeiro Período Intermediário.

    Tem a pele pintada de negro (cor mágica e eterna) e usa o manto branco do jubileu real porque está a celebrar o Heb-sed, neste caso a evocar os muitos jubileus que irá celebrar na eternidade do Além.

    Há quem saliente o ar pesado e um tanto rude desta estátua em comparação com a escultura canónica idealizada de Mênfis, a velha capital do Império Antigo - mas, como diria François Daumas, estes reis do Sul eram uns rústicos...

    ResponderEliminar