sábado, 3 de março de 2012

O Mapa de Turim!


No século XIX foi encontrada uma preciosidade sob as areias do Antigo Egito: o Mapa de Turim. Este papiro - fragmentado em duas partes aqui reunidas - é, na verdade, o mais antigo mapa topográfico do Mundo, concebido por volta de 1150 a.C. pelo «escriba do túmulo» Amennakhte, filho de Ipuy, durante o reinado de Ramsés IV, da XX dinastia.

A criação deste mapa topográfico teve a ver com a vontade régia de enviar expedições para explorar as minas em Wadi Hammamat à procura dos blocos de pedra bekhen usados no fabrico de estátuas do rei. Uma estela encontrada numa dessas pedreiras datada do 3º ano do reinado de Ramsés IV confere-nos as informações a essa expedição, a qual teria mais de 8 mil homens.

O Mapa de Turim apresenta um esquema com as rotas, as pedreiras, os montes e colinas circundantes e a mina de ouro junto à localidade de Bir Umm Fawakhir. Apresenta numerosas anotações sobre distâncias, destinos e localizações dos vários pontos importantes da região. Também pode ser considerado um dos primeiros, senão o primeiro mapa geológico existente, pois o seu criador teve o cuidado de assinalar mediante o uso de cores e anotações as várias formações rochosas com as devidas características pela região assinalada.

A localização desses espaços descritos nesse papiro está notavelmente correcta o que demonstra que os antigos egípcios tinham boas noções de Geografia e Geologia apesar de não disporem dos conhecimentos e instrumentos dos dias de hoje.

O Mapa de Turim foi descoberto aparentemente em Deir-el-Medina, perto de Tebas, por agentes de Bernardo Drovetti, procônsul francês no Egito, algures entre os anos de 1821-24 e actualmente encontra-se no Museu de Antiguidades Egípcias de Turim.

P.S. Podem saber mais pormenores sobre o Mapa de Turim no seguinte site:

www.eeescience.utoledo.edu/Faculty/Harrell/Egypt/Turin Papyrus/Harrell_Papyrus_Map_tex.htm

Nesse site, James A. Harrell, professor de Geologia do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade de Toledo, em Ohio, EUA, faz uma descrição e análise do mesmo. Está em inglês, infelizmente, portanto, espero que o dominem para compreender a leitura do artigo!

1 comentário:

  1. Bernardino Drovetti, cônsul francês no Egito, aproveitou o ambiente propício da sua época de escavações selvagens e desregradas para recolher muitos materiais que deram entrada em museus da Europa, entre eles o mapa que o escriba Fernando Azul aqui apresenta.

    A qualidade do mapeamento da região explorada no Uadi Hammamat e o número de trabalhadores enviados evocam de facto o reinado de Ramsés IV (1153-1146 a. C.) que se iniciou de forma promissora mas que só durou uns escassos seis anos - depois dele foi sempre a decair.

    ResponderEliminar