quarta-feira, 23 de maio de 2012

«Fascinating Mummies»

Uma exposição a decorrer no National Museum of Scotland, em Edimburgo, até 27 de Maio.

Quem quiser aceder ao catálogo pode fazê-lo na biblioteca de arte da Gulbenkian.

4 comentários:

  1. Esta oportuna contribuição da nossa diligente escriba Teresa oferece-nos um pequeno filme com um grande cunho instrutivo acerca da pesquisa realizada numa tardia múmia egípcia feminina do período romano.

    Sublinhe-se a particularidade de ter sido detetado junto do corpo da dama um papiro que poderá ser um exemplar contendo o texto conhecido por «Livro das Respirações», típico nesse período.

    Por outro lado, o estudo levado a efeito no museu escocês permite lembrar o estudo das múmias egípcias do nosso Museu Nacional de Arqueologia que chegou a resultados interessantes e mesmo surpreendentes.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado à colega escriba Teresa por esta interessante contribuição!

    ResponderEliminar
  3. Acrescento ainda, a propósito destas «múmias fascinantes», que a imagem abaixo do vídeo apresenta um sarcófago típico da XXI dinastia (séculos XI-X a. C.), acompanhado por uma cobertura interna de múmia, os quais são semelhantes aos que se encontram na Sociedade de Geografia de Lisboa.

    ResponderEliminar
  4. Um magnífico exemplar de ataúde do período inícial da XXI Dinastia, preciosa peça muito bem conservada, deve ser proveniente do Bab El Gusus. O ataúde de Hori no Museu Nacional é estlisticamente algo mais antigo que este, o verniz original, ainda muito claro e pouco oxidado, dá um aspecto novo à peça.Bonito mesmo !

    ResponderEliminar