terça-feira, 1 de maio de 2012

História de um obelisco enviado para Roma

Apresento uma série de slides muito interessantes que me foi enviado há uns meses pelo nosso estimado escriba Jorge Mateus e que nunca foi publicada porque não sabíamos como...

Os slides mostram como um enorme obelisco veio em bolandas da antiga cidade de Heliopólis para Roma no reinado do imperador Calígula no ano de 37 d.C.

Espero que gostem...

2 comentários:

  1. Essa do valente marinheiro Bresca é que não sabia! É para se ver que por vezes um gesto de coragem vale tanto quanto mil vidas! Obrigado ao nosso escriba Jorge por este interessante slide!

    ResponderEliminar
  2. Pois é, em pleno coração da cristandade, ergue-se hoje um elegante obelisco egípcio, mas ao menos esse não tem qualquer inscrição hieroglífica que possa perturbar o culto religioso que por vezes tem lugar na imensa Praça de São Pedro em Roma.

    A verdade é que agora existem em Roma mais obeliscos que no próprio Egito, levados para lá pelos imperadores romanos para embelezar a sua capital - e eles bem sabiam porquê, exaltando assim as virtualidades estéticas e urbanísticas desses monumentos.

    ResponderEliminar