quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

«The Pharaoh Island: 90 years after the discovery of Tutankhamun's tomb, how Britain has embraced Egyptian architecture»



O assunto é de Novembro mas merece ser lido e visionado, sobretudo. AQUI.

4 comentários:

  1. Noventa anos depois, o imaginário popular ainda nos presenteia com a influência da descoberta do túmulo de Tutankhamon em tantos campos e áreas na sociedade contemporânea. Percebe-se bem o valor do jornalismo e da publicidade...

    ResponderEliminar
  2. Essa arquitetura egipicianizada, certamente também está na base da concepção do estilo Art-Deco, suas linhas preponderantemente geométrica contrastavam com as curvas do Nilo, o Art-Deco se utilizava desta mesma característica impondo-se por sobre as curvas do estilo eclético em voga anterirmente.

    ResponderEliminar
  3. Um interessante documentário sobre a egiptomania, uma hora de puro deleite sobre os mitos, fixações, paradigmas e supertições:


    http://www.youtube.com/watch?v=rWsyE0JiPDk

    ResponderEliminar
  4. Agradeço muito ao estimado amigo escriba Paulo Ferrero estes interessantes e emotivos apontamentos revivalistas de egiptomania, alguns dos quais irei por certo utilizar nas minhas aulas de Introdução à Egiptologia na Faculdade de Letras de Lisboa.

    ResponderEliminar