domingo, 29 de dezembro de 2013

Egipto tenta impedir que peças traficadas cheguem aos leilões



In Público Online 29/12/2013
Por Alexandra Prado Coelho

«O Governo egípcio tem feito um enorme esforço para travar o contrabando do seu património e recuperar muitas das peças históricas que perdeu no meio da instabilidade política dos últimos anos.

A iniciativa mais recente, este mês, visou as leiloeiras Sotheby’s e Gorny & Mosch, ameaçadas de processos judiciais se não conseguissem provar a proveniência legal de peças levadas a leilão [...]»

2 comentários:

  1. São uns passos na direção certa! O seu a seu dono, como diz o ditado! Mas enquanto a instabilidade política e social persistir, não existirão condições de segurança para manter a devida proteção das inúmeras peças das coleções egípcias e para assegurar o retorno dos turistas ao Egito! Eu, que lá fui em 2004, terei muito gosto em regressar, se tiver dinheiro pra isso e se a situação política e social obter a estabilidade indispensável! E que o ano de 2014 traga melhor sorte a essa essa tão martirizada república do Médio Oriente!

    ResponderEliminar
  2. É também provável que algumas peças roubadas ultimamente no Egito se encontrem em casas particulares, integradas em coleções privadíssimas, e essas não serão postas à venda - e assim será impossível a sua recuperação.

    ResponderEliminar