segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

E mais um novo achado!




   Um sarcófago contendo uma múmia que data de 1600 a.C foi encontrado na antiga cidade egípcia de Lucsor. Arqueólogos espanhóis descobriram a múmia dentro de um sarcófago de madeira adornado com raras pinturas. Com dois metros de comprimento e cinquenta centímetros de largura, o sarcófago está em ótimas condições e suas cores ainda estão brilhando, disse nessa quinta-feira o Ministro de Antiguidades do Egito.

    O sarcófago foi descoberto em um local de enterro na margem ocidental de Lucsor, perto de uma tumba pertencente ao administrador do armazém da rainha Hatchepsut. De acordo com exames preliminares nas suas inscrições, seu proprietário era um estadista importante.

Fontes:

http://www.sbs.com.au/news/article/2014/02/14/mummy-found-egypt-sarcophagus

2 comentários:

  1. Esta descoberta vem confirmar a intensa e exitosa atividade que os egiptólogos espanhóis desenvolvem no Egito, onde a Espanha dispõe de mais de dez locais de prospeção.

    De resto, durante o IV Congresso Ibérico de Egiptologia, que teve lugar em Lisboa em setembro de 2010, já tinha ficado patente nas várias comunicações apresentadas pelos participantes espanhóis o seu dinamismo e o clarividente rigor dos seus relatórios de escavação arqueológica.

    ResponderEliminar
  2. É de admirar a coragem dos arqueólogos estrangeiros num país com tanta instabilidade política, militar e social e que ainda assim conseguem fazer descobertas nesse clima perturbado! Bem haja a todos eles e continuação de boa sorte e bom trabalho!

    ResponderEliminar