terça-feira, 4 de março de 2014

Tesouros recuperados




Um cidadão francês ofereceu um pedaço de um antigo sarcófago decorado que ele herdou de seu avô. O Ministro do Estado para Antiguidades, Mohamed Ibrahim, anunciou que a peça tem 19 centímetros de comprimento e que o Ministério de Antiguidades está trabalhando com a embaixada egípcia em Paris para trazer a peça de volta ainda essa semana.

O ministro acrescentou que o Egito também recuperou uma estátua de mármore de um leão que estava na Alemanha e uma coleção de vasos de vidro do período Ptolemaico que estava na França. De acordo com Ibrahim, esses objetos foram roubados de galerias na cidade de Qantarah Al-Sharqiyya, sendo resultado da falta de segurança que invadiu o país após a revolução de janeiro de 2011.


Fontes:

http://antigoegito.org/uma-antiga-peca-de-sarcofago-retorna-para-egito/

http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/94586/Heritage/Ancient-Egypt/An-ancient-Egyptian-piece-of-a-sarcophagus-return-.aspx

2 comentários:

  1. É de saudar o gesto dos cidadãos europeus que devolveram ao Egito os objetos que lá foram roubados no decurso dos meses agitados que, desde janeiro de 2012, se seguiram à deposição do presidente Mubarak.

    Muitas peças roubadas de museus egípcios desde então acabaram sobretudo por dar entrada em coleções privadas da Europa e dos Estados Unidos, entre outras, e não é de esperar que alguma vez estejam à venda em leiloeiras pois sabe-se qual a sua origem.

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que hajam mais cidadãos com consciência benévola para continuarem a devolver essas partes da antiga herança faraónica ao povo egípcio. Infelizmente, parece que alguns cidadãos egípcios não respeitam a sua própria herança, senão não teriam saqueado os seus próprios tesouros para vender ilegalmente...

    ResponderEliminar