terça-feira, 29 de abril de 2014

«Découverte de 50 momies de plus de 3.000 ans en Egypte»


«Une "immense" nécropole contenant près de 50 momies, notamment de princesses et princes de la XVIIIe dynastie des pharaons (1550-1292 av. J-C.), a été mise au jour en Egypte dans la Vallée des Rois, a annoncé lundi le ministère des Antiquités [...]»

2 comentários:

  1. Este ano tem sido prolífico com descobertas arqueológicas, a despeito da instabilidade governativa e social que o Egito atravessa. E certamente outras novidades ainda não foram divulgadas ao público e outras tantas ainda estão por descobrir. Até certo ponto não é surpreendente, dada a prolongada duração da civilização faraónica! E com tantos faraós, suas famílias extensas e cortesãos associados, não nos admiremos que muito haja para descobrir. Se ao menos fosse encontrado outro grande túmulo como o de Tutankhamon, intacto...que espectacular seria!

    ResponderEliminar
  2. De facto esta notícia é das mais entusiasmantes dos últimos anos em termos de descobertas no Egito, sobretudo por o achado ter sido feito numa área que se julgava estar já completamente explorada e esgotada.

    Mais surpreendente ainda é o facto de as múmias e parte do espólio funerário encontrado não pertencerem a reis - por isso mesmo não era suposto estarem no Vale dos Reis...

    ResponderEliminar