segunda-feira, 28 de julho de 2014

Algumas curiosidades sobre amuletos...

NÓ DE ÍSIS (TET)
O nó de Ísis é muito parecido com o símbolo Ankh. O amuleto está ligado diretamente com o sangue de Ísis e por isso geralmente tem a cor avermelhada. Ele simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus. O amuleto permitia que o morto viajasse no submundo com segurança. Chamado pelos egípcios de Tet, o nó de Ísis era colocado amarrado no pescoço do morto. Ele foi muitas vezes representado junto com o pilar de Osíris (Djed) em diversos amuletos.


DJED
É conhecido como o Pilar de Osíris, de onde Ísis teria retirado a caixa com o corpo do deus que tinha caído em uma armadilha feita por Seth. Esse amuleto significa “estabilidade” e representa a coluna vertebral de Osíris. Aparece muitas vezes em sarcófagos e tinha o intuito de dar estabilidade ao morto. O pilar Djed tornou-se um símbolo de Osíris, que tinha entre outros atributos a fertilidade e a regeneração. Ele era um amuleto popular também na vida quotidiana dos egípcios.




Fonte: http://antigoegito.org/simbolos-egipcios/

1 comentário:

  1. Eis aqui dois dos mais divulgados amuletos usados pelos antigos Egípcios, tanto os vivos como os mortos, o nó de Ísis, conhecido por tit (que em geral era feito de cornalina pela sua cor avermelhada), e o pilar de Osíris, designado como djed.

    Nas coleções portuguesas não existe o nó de Ísis, mas quanto ao pilar osírico djed existem em Portugal vários exemplares em diferentes acervos, tanto na forma de pequenos amuletos de faiança esverdeada como pintados em grande escala nas costas dos sarcófagos da dama Irtierut (Museu da Farmácia) e do funcionário Irtieru (Museu Nacional de Arqueologia).

    ResponderEliminar