sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Oferta do Egipto aos E.U.A.


«The Temple of Dendur, a 1968 gift from Egypt to the United States in recognition of support given to save Egyptian monuments threatened by the rising waters of the Nile, was built around 15 B.C. when the Roman emperor Augustus ruled Egypt.»

4 comentários:

  1. Essa foi uma oferta legítima e conscienciosa por parte do Egito como justa recompensa pelo salvamento dos monumentos egípcios em Abu-Simbel e Assuão. A não esquecer que muitas das coleções de artefactos egípcios por esse mundo fora são constituídas por peças por vezes obtidas de forma ilegal ou irregular. O Egito sempre protestou contra aquilo que considerou o saque dos seus tesouros culturais durante muitos anos. Mas se não fossem os recursos da UNESCO e dos EUA, os únicos que visitariam os monumentos de Ramsés II em Abu-Simbel e Assuão seriam os peixinhos...

    ResponderEliminar
  2. De facto o governo egípcio decidiu recompensar alguns países que nos anos 60 do século passado participaram na grande jornada internacional de salvamento dos monumentos da Núbia, que iriam ficar submersos nas águas do lago Nasser, oferecendo pequenos templos situados na zona a sul da barragem de Assuão.

    Os Estados Unidos receberam o templo de Dendur (no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque), mas a Holanda, Alemanha, Itália e até a nossa vizinha Espanha também receberam os seus monumentos pela ajuda que deram ao Egito - Portugal não ajudou, por isso não foi contemplado.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não termos sido contemplados devido a essa ausência nessa operação de salvamento na década de 1960, ainda acho que estamos razoavelmente apetrechados de artefatos, mercê em larga medida dos que contribuíram para o Museu de Arqueologia e ainda o excelente gosto artístico do filantropo arménio Calouste Gulbenkian, o qual nos legou, na sua vasta coleção, um acervo de peças egípcias, hoje admiradas por todos.

    ResponderEliminar