quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A respeito de papiros e Evangelhos...

"Um grupo de cientistas encontrou a cópia mais antiga do Evangelho num papel papiro reutilizado para construir a máscara de uma múmia egípcia, revelou Craig Evans, doutor em Estudos Bíblicos e um dos responsáveis pela descoberta.

Trata-se de um fragmento do Evangelho de São Marcos, localizado há três anos e que, agora, especialistas da Universidade Evangelista de Acadia, no Canadá, consideram como o primeiro manuscrito do Novo Testamento da Bíblia de que se tem conhecimento.
Os cientistas consideram que a origem do papiro remonta ao primeiro século da nossa era, entre o ano 80 e 90 d.C., o que representa uma grande novidade. Até então, as cópias mais antigas datavam do século II depois de Cristo.
Os especialistas acreditam que alguém escreveu o fragmento de texto no papiro e, depois, outras pessoas reciclaram o material, muito caro na época, para elaborar a máscara funerária.
As máscaras de papel eram utilizadas pelas pessoas pobres do Egipto, não tendo relação com as feitas em ouro e joias para cobrir os rostos dos grandes faraós, explicou Evans.
Acredita-se que São Marcos escreveu o seu evangelho em Roma, acompanhado de São Pedro. Mas como é que a cópia viajou da actual capital italiana para o Egipto? O caminho não é assim tão longo, garante o pesquisador.
«No Império Romano, o correio tinha a mesma velocidade de hoje em dia. Uma carta escrita em Roma pode ser lida no Egipto semanas depois. Marcos escreveu o seu evangelho no final dos anos 60 d.C, portanto, era possível encontrar uma cópia no Egipto 20 anos depois», defende.
Para determinar a data dos papiros, os cientistas usaram uma técnica que permite descolar o papel das máscaras sem danificar a tinta. Dessa forma, os textos podem ser lidos com a mesma clareza.
Esse evangelho é uma das centenas de documentos que estão a ser analisados pela equipa de Evans, composta por mais de 30 especialistas."
Fonte:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=756633

2 comentários:

  1. Eis uma notícia curiosa e deveras interpelante que o nosso escriba Fernando Azul aqui nos faculta, com a descoberta de um inédito papiro com texto evangélico utilizado na feitura de uma máscara funerária.

    De facto, sabe-se que muitas máscaras funerárias e mesmo sarcófagos eram produzidos a partir de uma pasta dúctil feita com a junção de gesso e outros materiais, a que se juntavam trapos e papiros velhos ou inutilizados.

    Este tipo de material, que servia para produzir máscaras funerárias pintadas como a que se vê na imagem e como algumas que existem em Portugal, designa-se por cartonagem (e não papel, como aparece no texto).

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe outras cópias ainda mais antigas dos Evangelhos não estarão presentes noutras múmias escondidas sob as areias do país do Nilo?! Dar-nos-iam um novo ângulo a respeito da evolução do culto cristão e da sua miscegenação com as milenares práticas culturais faraónicas.

    ResponderEliminar